Natasha Chanoski

arquitetura . interiores . crescimento pessoal

Mitos e verdades sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

A verdade é que ouvimos muito sobre como é o curso de arquitetura e urbanismo, mas você já se perguntou se algumas ideias são mito ou realmente verdade? Neste post, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns que surgem quando o assunto é estudar essa profissão criativa e desafiadora. Aqui estão as respostas para as perguntas mais frequentes:

Os materiais são muito caros?

Verdade. Contudo, existem maneiras de economizar, como adquirir materiais usados de veteranos ou compartilhar compras com colegas e dividir alguns materiais que não são muito usados.

Se essa é uma preocupação sua, vou deixar aqui um vídeo ótimo sobre o tema que tem no youtube:

Precisa ler muito texto?

Depende. Comparado a cursos como Direito, a carga de leitura é menor. No entanto, matérias como História da Arquitetura e Urbanismo exigem dedicação com alguns textos e dissertações.

É necessário ter um computador?

Sim, principalmente para trabalhos em grupo, onde softwares são essenciais. Se você não puder comprar um, laboratórios da faculdade ou trabalhos manuais podem ser alternativas, embora nem sempre é a forma mais prática.

Quer aprofundar mais sobre esse ponto? Confere esse vídeo com tudo o que você precisa saber sobre um computador bom para arquitetura:

Arquitetura tem muito cálculo?

Nem tanto. Algumas universidades são mais voltadas para cálculos, enquanto outras focam no lado artístico. Por isso sempre recomendo que você dê uma olhada na grade das faculdades que pensa entrar. Fato é que é importante entender os princípios básicos de estruturas e materiais, por isso a necessidade de uma base nessas áreas.

O AutoCAD é indispensável?

Não. Apesar de ser amplamente utilizado, outros softwares como Revit e SketchUp estão cada vez mais populares. Escolha o que melhor se adapta ao seu estilo de trabalho. Você pode ir explorando eles aos poucos!

Contratar um arquiteto é item de luxo?

Infelizmente, muitas pessoas veem assim. No entanto, a contratação de um arquiteto pode trazer economia a longo prazo e maior qualidade de vida. Além disso, projetos sociais estão tornando o acesso à arquitetura mais inclusivo. Então hoje em dia encontramos alguns meios para mitigar isso e, acima de tudo, precisamos fazer um bom trabalho de ensinar as pessoas sobre a importância dessa área e profissional.

Precisa saber desenhar?

Mito! Com a prática e os recursos digitais, é possível desenvolver suas habilidades ao longo do curso. Inclusive eles costumam ensinar isso no início da faculdade!

Projetos de interiores dominam o mercado?

Mais ou menos. Muitos arquitetos começam com interiores, pois é uma demanda mais frequente – afinal, tem mais pessoas reformando a casa do que construindo uma do 0. Ainda assim, o curso oferece uma gama ampla de possibilidades quando pensamos em área de atuação.

Estudantes de arquitetura não dormem?

Outro mito. Com planejamento e organização, é possível conciliar estudos e descanso – não é fácil, mas é sim possível. O segredo está em gerenciar bem o tempo. Inclusive eu nunca virei nenhuma noite na faculdade de arquitetura e desenvolvi um curso para te ajudar a replicar isso também! No Fórmula da Vida Organizada (FVO) eu te ensino todos os passos que você precisa desenvolver para levar a graduação de uma forma mais leve e, não só isso, mas também impactar na sua produtividade e excelência em todas as áreas da sua vida!

Clique aqui para conferir mais sobre o curso!

O curso tem mais projetos do que teoria?

Isso muda ao longo dos semestres. Nos primeiros períodos, a teoria predomina. Já no final, a prática ganha força, com mais disciplinas de projeto.


E aí, tem mais alguma dúvida sobre a faculdade? Deixa aqui nos comentários que vai ser um prazer conversar mais com vocês sobre esse tema!!

Natasha Chanoski (arquiteta)

Natasha Chanoski é formada em arquitetura pela UTFPR. Já participou de mais de 100 projetos e, além disso, é apaixonada pela escrita, por compartilhar conhecimento e animais. Compartilho projetos, dicas e informações aqui no meu site e você também pode me encontrar no instagram e youtube!

Natasha Chanoski

arquitetura . interiores . crescimento pessoal

2025 – Todos os Direitos Reservados